MOJUÍ REALIZA A SEGUNDA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

23/07/2017 as 22:22:26

MOJUÍ REALIZA A SEGUNDA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A segunda conferência municipal de assistência social de Mojuí dos Campos, foi realizada nesta quinta-feira 20 de julho no salão paroquial da Igreja de Santo Antônio e contou com a participação de assistentes sociais, representantes do governo, da sociedade civil organizada e dos trabalhadores.

O tema da conferência deste ano foi “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”. O Sistema único da assistência social foi criado para atender as demandas na área social de forma universal e igualitária entre as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

A Assistente social Edivane Duarte que é conselheira estadual, foi a palestrante do evento e falou do SUAS. Ela mostrou num comparativo entre as regiões que as políticas públicas muitas vezes são traçadas sem levar em consideração a realidade de cada região, o que acaba dificultando ainda mais a aplicação do SUAS.

No encontro também foi lido e aprovado por unanimidade o regimento interno da 2ª conferência municipal que traça as diretrizes para a área social nos próximos anos.

Quatro grupos de trabalho discutiram e apresentaram propostas no âmbito municipal, estadual e federal, que serão debatidas na conferência estadual de assistência social. Os eixos de discussão para a formulação das propostas foram:

• A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
  • Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
  • Acesso às seguranças sociassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
  • A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A conferência deste ano encerrou com a eleição dos seis delegados e seus suplentes que vão representar Mojuí dos Campos na conferência estadual que está prevista para acontecer em outubro em Belém.

Receba novidades por e-mail