NOTÍCIAS

11-NOV-2022

Feira de Arte e Artesanato do AEE mostra trabalho de alunos e professores de escolas municipais de Mojuí dos Campos

O evento, promovido pela Semed, foi realizado nesta sexta-feira (11), na Quadra de Nogueirão. A programação contou com a participação de alunos e professores de 14 escolas.

#Educação POR ADONIAS 11 DE NOVEMBRO DE 2022

Produtos em exposição durante a 3ª Feira de Arte e Artesanato do AEE. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

"Criar, recriar, produzir e reproduzir": este foi o tema da 3ª edição da Feira de Arte e Artesanato do AEE - Atendimento Educacional Especializado, evento promovido pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Setor de Educação Especial Inclusiva. A programação foi realizada nesta sexta-feira (11) e contou com a participação de alunos e professores de 14 escolas, e de autoridades locais. Das 9h às 15h houve exposição e venda de peças, produtos, utensílios e objetos decorativos, além de apresentações culturais com a participação dos estudantes.

A proposta da Feira foi divulgar o trabalho desenvolvido pelo AEE nas escolas, além de promover a integração entre os estudantes. "A gente fica muito feliz com o resultado do trabalho que é desenvolvido nas nossas escolas. Sabemos da importância da educação inclusiva e a gestão municipal, a secretaria de educação tem feito o seu papel, de promover a educação inclusiva em nossas escolas. Quero agradecer a participação de todos", afirmou a professora Ana Elizama Lima, coordenadora do Setor de Educação Especial Inclusiva da Semed.

Ana Elizama é especialista em neuropsicopedagogia. Foi dela que partiu a ideia de elaborar o projeto Feira de Arte e Artesanato em 2015. "O objetivo é atrair o público e colocar à venda os produtos que são confeccionados pelos estudantes da educação especial na sala multifuncional ou sala do atendimento educacional especializado, sob a orientação dos professores especialistas. O projeto também objetiva oportunizar às pessoas com deficiência, a interação social com outras pessoas da sociedade, incluí-los na economia do município através do empreendedorismo", completou.

A secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, reforçou a importância do atendimento educacional especializado nas escolas. "Hoje é um dia muito importante, marcante também, pois mostra que o nosso trabalho está surtindo efeito. A função do AEE é essa, de promover e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As escolas estão de parabéns", disse.

O prefeito Marco Antônio Lima participou da mesa de abertura e logo depois acompanhou a exposição feita pelas escolas. Ele elogiou os estudantes, os professores, e destacou o compromisso do governo com a educação inclusiva. "A educação especial é e precisa continuar sendo prioridade nas nossas escolas. Precisamos abrir portas para a escolarização das nossas crianças com necessidades especiais e gerar oportunidades. Estão de parabéns os alunos e os professores por este evento", afirmou.

O que é o AEE?
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial para atender aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais durante sua vida escolar. Seu objetivo é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

A quem se destina o AEE?
O AEE é destinado para alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades ou superdotação. Entre as responsabilidades está o ensino de Libras, Braille, de tecnologias assistivas e comunicação alternativa.

Onde funciona o AEE?
Em Mojuí dos Campos, o AEE funciona em 20 escolas da rede municipal de ensino da zona urbana e da zona rural e são atendidos atualmente 260 alunos na faixa etária de 04 a 35 anos. São estudantes com autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência intelectual, surdos, dislexia e TDHA. O trabalho é desenvolvido por 45 professores especialistas e as atividades coordenadas pelo Setor de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Feira contou ainda com a presença do coordenador de programas e projetos da Semed, Jadson Gomes, da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Newman Miranda, do secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Diego Oliveira, do secretário municipal de mobilidade e trânsito, Regis Rabelo, além dos vereadores Jailson do Moju, Núbia Angelino, Vanderlei Baú, e diretores de escolas.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 15 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

#Agricultura Há 27 dia(s)

Feira do Pescado 2024: cerca de 5 toneladas de peixes estarão à venda em Mojuí dos Campos para a Semana Santa

A feira começou na manhã desta quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (28). Além de beneficiar os produtores, o evento também contribui para a economia do município.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito