NOTÍCIAS

30-DEZ-2023

Prefeitura de Mojuí dos Campos inaugura a 1ª Feira Municipal do Produtor Rural para potencializar a agricultura familiar

O espaço é amplo e atenderá agricultores familiares do município e consumidores. A obra resulta de investimento do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura.

#Agricultura POR ADONIAS 30 DE DEZEMBRO DE 2023

Descerramento da placa de inauguração da Feira Municipal do Produtor Rural de Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Os agricultores familiares de Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas, contam agora com um local adequado e em condições de comercializar seus produtos direto com o consumidor. Foi inaugurada na manhã de sábado (30), a primeira Feira Municipal do Produtor Rural, um ambiente amplo, seguro e acessível, mais uma conquista no mês de aniversário de 11 anos de emancipação político-administrativa do município.

A Feira Municipal do Produtor Rural tem 435,22 m² de área construída, totalmente coberta, com 13 boxes, sala de administração, salão de 318,15 m² para barracas, além de banheiros masculino e feminino. Com investimento de R$ 347 mil reais, o recurso é proveniente do Governo Federal, fruto de emenda especial viabilizada pelo deputado federal Airton Faleiro, articulada com a gestão do prefeito Marco Antônio.

A Feira Municipal representa um investimento crucial para o desenvolvimento da agricultura familiar local. Produtores rurais, feirantes e expositores agora contarão com um espaço exclusivo, dedicado para expor e comercializar seus produtos à população. A iniciativa não apenas fortalece a economia local, fomentando o comércio, mas também promove a conexão direta entre produtores e consumidores.

Para a agricultora Ivanilde Rodrigues, da comunidade Igarapé da Lama, a feira é a realização de um sonho compartilhado entre produtores e consumidores. "É um sonho realizado para Mojuí dos Campos. Hoje, nós não precisamos sair de Mojuí para vender o nosso produto em Santarém. Esse espaço aqui veio de presente. Então hoje, o governo está trabalhando não só para mim, mas para nossos filhos, netos", disse.

"Só tenho a agradecer por esse momento. O empenho aqui da Prefeitura na execução da emenda, é o governo federal que liberou nossa emenda (...) é uma conquista coletiva. A gente fez a nossa parte, de liberar o recurso e estamos aqui fazendo essa entrega, eu diria, um presente de ano novo para o município de Mojuí dos Campos", destacou o deputado federal Airton Faleiro, que participou do ato de inauguração.

"Eu considero a nossa feira municipal o início, apesar de ela já ter criada há bastante tempo, mas ela não tinha um espaço para o agricultor vender seus produtos, não tinha local próprio. Hoje estamos aqui, entregando um espaço digno para os nossos produtores da agricultura familiar e para os consumidores, que também serão beneficiados com essa obra", declarou o prefeito Marco Antônio Lima.

Administração do espaço - A Feira Municipal do Produtor Rural de Mojuí dos Campos está situada na travessa Haroldo Veloso, esquina com a rua Treze de Maio, no Centro, atrás do prédio da Câmara Municipal. Ela será gerenciada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), responsável pela fiscalização e orientação junto aos feirantes. "Vamos fazer todos os procedimentos necessários para ceder o espaço aos agricultores. A agricultura familiar só tem a ganhar", disse o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita.

Desenvolvimento - A construção da feira do produtor é um momento de conquista para o governo, lideranças, associações, sindicatos e instituições ligadas ao setor produtivo. A proposta é promover a agricultura local e criar um espaço dinâmico para a interação entre produtores e consumidores. A iniciativa vai impulsionar a economia local e o contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Participação - A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, da primeira-dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, do deputado federal Airton Faleiro, do secretário regional de governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, dos secretários municipais, Jailson Mesquita, da agricultura, Glayton Rodrigues, da saúde, Wallace Pessoa, da infraestrutura, Regis Rabelo, de meio ambiente, Elizangela Bezerra, da educação, Diego Oliveira, de cultura, esporte e lazer, dos vereadores Vanderlei Baú, Núbia Angelino, Cavaquinho do Rio Moju, Clei do Povo, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Mojuí dos Campos (STTR), Sileuza Barreto, do coordenador do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater/PA) em Mojuí dos Campos, Dalvair Fima, do gerente da agência do Sicredi em Mojuí dos Campos, Guilherme Vila Nova e do presidente do Conselho Municipal de Agricultura, João Evangelista, além de agricultores, lideranças, convidados e membros da administração municipal.

Endereço - A feira está situada na Travessa Haroldo Veloso, equina com a Rua 13 de Maio, no bairro Centro, atrás do prédio da Câmara Municipal de Vereadores.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 24 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 26 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 27 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 27 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito