SECRETARIA

SEMSA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

GLAYTON JEAN DA SILVA RODRIGUES
SECRETÁRIO(A)

Amparo: Decreto: 004/2021 - 01/01/2021

Matrícula: 005560-3

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 17.349.848/0001-23

Telefone(s): ((9) 3.)353-7-11

E-MAIL: semsa@mojuidoscampos.pa.gov.br

Site oficial: www.mojuidoscampos.pa.gov.br

Horário: 8H AS 17H DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

Endereço: RUA DEPUTADO JOSÉ MACÊDO, Nº S/N - CENTRO - CEP: 68.129-000

Mais informações do orgão
Apresentação
   
Missão
AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA SEMSA SÃO: Serviço de Atenção Básica No município esse serviço é disponibilizado com atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde nos 08 (oito) Postos de Saúde que estão instalados nas comunidades e área urbana do município: 1. Unidade de Saúde de Mojuí dos Campos - Área Urbana; 2. Comunidade Água Fria; 3. Comunidade Palhal do Una; 4. Comunidade São Raimundo do Mojú; 5. Comunidade Xavier; 6. Comunidade Mojú do Belarmino; 7. Comunidade Piranha; 8. Bairros Cidade Alta I e II; 9. Comunidade Vista Alegre do Mojú; 10. Comunidade Baixa da Onça 11. Comunidade Boa Fé. Também são disponibilizados para a população três centros de saúde sendo 01 (uma) Unidade de Mojuí dos Campos na área urbana e 02 (duas) na área rural nas comunidades de Vista Alegre do Mojú e Baixa da Onça. Os serviços oferecidos são: Vacinas, pré- natal, PCCU, acompanhamento ao Diabético e Hipertenso, curativos, orientação de educação em saúde, visitas domiciliares, entre outros. OUTROS SERVIÇOS DA SEMSA Emissão do Cartão SUS; Serviço de Apoio à pacientes acamados e aos que fazem Hemodiálise; Regulação com marcação de consultas e exames especializados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas – HRBA; Implantação da Ouvidoria do SUS recebendo as demandas relacionadas ao atendimento dos usuários do SUS. VIGILÂNCIA EM SAÚDE É realizada principalmente pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde - ACS que estão intimamente ligados a Atenção Básica e Equipe de Agentes de Combate as Endemias – ACE. Esses profissionais atuam na área urbana ou rural no sentido de acompanhar cada família visitada durante o trabalho realizado. Os agentes também realizam a Coleta e análise de material para pesquisa de Malária e Leishmaniose, Captura e Investigação de casos suspeitos de Raiva Animal e vacinação animal. Além disso, é realizada a investigação de óbito e acompanhamento de doenças de notificação compulsória como Dengue, Malária e Doenças de Chagas entre outras. VIGILÂNCIA SANITÁRIA Implantada em 2015 no município, a vigilância sanitária atua na realização do cadastro, inspeção e licença de estabelecimentos, além disso, são desenvolvidas ações educativas, o recebimento de denúncias e reclamações direcionadas a segurança alimentar e ambiental da população. CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE No dia 19 de dezembro de 2013, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde do município, com eleição das Entidades para compor o 1º Conselho Municipal de Saúde. Em 30 de dezembro daquele mesmo ano foram empossados 12 conselheiros com seus respectivos suplentes, com representatividade de 50% de usuários, 25% trabalhadores da saúde e 25% da gestão e prestadores de serviço. Órgão de caráter permanente e deliberativo, o conselho possui regimento próprio aprovado, atua na definição de orçamento, apreciação e parecer sobre prestação de contas de cada quadrimestre. ?
   
Visão
A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA foi criada em 15 de janeiro de 2013 pela Lei Municipal nº 001 e está ligada diretamente à Prefeitura de Mojuí dos Campos, tendo sob sua responsabilidade a gestão da saúde pública. Suas ações e seus serviços constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes propostas na Lei Orgânica do Município de Mojuí dos Campos:

I - Descentralização, com direção única;

II - Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III - Participação da comunidade.

O Sistema Único de Saúde – SUS no âmbito municipal será mantido com recursos do Município, do Estado, da União e de outras fontes.

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Foi criado pela Lei Municipal n° 003, de 15 de janeiro de 2013, como instrumento de suporte financeiro para desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde no âmbito do Sistema Municipal de Saúde.

Seu principal objetivo é criar condições financeiras e de gerência dos recursos orçamentários e extra orçamentário destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à saúde da população, executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, sob o CNPJ: 17.738256/0001-01 e código municipal nº 1504752.

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO:

O município dispõe os seguintes atendimentos médicos à população:

Médico Clínico Geral;

Neurologista;

Ginecologista;

Pediatra;

Ortopedista;

Todos atuando na Unidade de Saúde de Mojuí dos Campos, atendendo as demandas que são mais solicitadas, entre as especialidades estão: os exames laboratoriais, coleta, triagem Neonatal (TESTE DO PEZINHO).
   
Valores
   
Notícias do órgão
#Saúde

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro par [...]

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

Há 18 dias

#Saúde

Março Lilás: unidades de saúde de Mojuí dos Campos promovem palestras sobre a pr [...]

A programação está sendo desenvolvida nas unidades da zona urbana e rural. A ação inclui coleta de exame preventivo para as mulheres com idades entre 24 e 64 anos.

Há 38 dias

#Saúde

Agentes de Endemias realizam palestra sobre dengue e combate ao mosquito Aedes a [...]

A atividade educativa desenvolvida pela Secretaria de Saúde foi direcionada aos estudantes do 8º e 9º ano. Entre os temas, os cuidados para eliminar criadouros do mosquito.

Há 46 dias

#Saúde

Prefeitura de Mojuí dos Campos intensifica ações de conscientização e combate à [...]

Entre as ações, a campanha para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. A mobilização também alerta para sintomas e formas de prevenção.

Há 58 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito