O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 01/01/1914
Emancipação Política: 01/01/2013
Gentílico: MOJUIENSE
Unidade Federatíva: PARÁ
Mesorregião: BAIXO AMAZONAS
Microrregião: NORTE DO BRASIL
Distância para a capital: 1.396 KM

Dados de características geográficas

Área: 4.988.236,00
População estimada: 16184
Densidade: 3,20
Altitude:
Clima:
Fuso Horário: UTC-3
A origem do nome da vila deu-se pelo fato de que nos primórdios da década de 1910 as primeiras famílias que chegaram encontraram áreas cobertas de capins que na época eram conhecidos por Mojuí. Assim denominando-se de “Mojuí dos Campos” ou “Capim dos Campos”.
HISTÓRIA DE MOJUÍ DOS CAMPOS

História e Emancipação
A história da cidade de Mojuí dos Campos, começou por volta de 1914, quando dezenas de famílias nordestinas chegaram ao local formando o pequeno povoado de Mojuí que pertencia ao município de Santarém.
Na época devido a forte seca no nordeste muitas famílias imigraram para o pequeno povoado de Mojuí que apresentava melhores condições de vida e era ideal para o plantio. Em 1952 registrou-se a chegada de cerca de 50 famílias vindas do Ceará que se instalaram no povoado.
Com o constante aumento da população, no dia 31 de dezembro de 1964, o então governador do Estado do Pará o Coronel Jarbas Passarinho assinou a lei nº 3.227, elevando o pequeno povoado de Mojuí dos Campos a categoria de Vila.
Com o passar dos anos o progresso e o desenvolvimento da Vila deixavam clara a necessidade de emancipação e as primeiras lideranças começaram a trabalhar neste processo de separação.
Dois plebiscitos foram realizados, o primeiro em 1995 e o segundo em 1999, quando uma votação expressiva em favor da separação da Vila de Mojuí dos Campos do município de Santarém fortaleceu ainda mais o sentimento de independência dos moradores, o índice de aprovação foi de 84%.
Em 2005 uma comissão pela emancipação de Mojuí dos Campos foi a Brasília lutar pela criação do município. Em maio de 2009 o Tribunal Superior eleitoral -TSE aprovou o plebiscito de 1999 por recomendação da Procuradoria Geral Eleitoral que emitiu parecer favorável assinado pelo vice-procurador eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.
Em 2010 o Tribunal Regional Eleitoral – TRE marcou para o dia 28 de março as primeiras eleições do novo município, mas uma decisão inesperada mudaria o rumo dos acontecimentos. No dia 11 de março às 11 horas da manhã, dezessete dias antes das eleições o TRE suspendeu o processo eleitoral. Somente em 2012 os anseios da população de Mojuí dos Campos de ver concretizado o sonho da emancipação aconteceu e a população foi as urnas eleger seu primeiro prefeito municipal e vereadores. No dia 1º de janeiro de 2013 o prefeito tomou posse junto com os vereadores, compondo dessa forma o primeiro Executivo e Legislativo municipal marcando de fato o nascimento do município de Mojuí dos Campos.



Localização
Mojui dos Campos, é o mais novo município criado no Estado do Pará e está localizado na região do baixo amazonas, sua distância entre o cais do porto de Santarém e a praça matriz de Mojui é de aproximadamente 34 Km. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE sua área territorial abrange cerca de 4.988.236 Km2.
Dados do IBGE em 2015 apontam que o município possui uma população estimada em 15.446 habitantes, mas os poderes Executivo e Legislativo contestam esta informação, uma vez que o município possui e 17.202 eleitores
Municípios vizinhos que fazem extrema com Mojuí são:Santarém, Belterra, Placas e Uruará. Principal base econômica do município de Mojuí dos Campos é a agricultura.

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

HINO DE MOJUÍ DOS CAMPOS


BRASÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS

O BRASÃO

O Brasão do Município foi instituído pela lei municipal nº 052, de 21 de setembro de 2015.
O símbolo tem a seguinte descrição: o escudo polônio com borda azul distribuído em três partes.
A parte superior contém o sol em raios e as lavouras preparadas para a grande produtividade de grãos.
A parte inferior direita representa a pecuária e a esquerda a fruticultura, destacando o abacaxi, o maracujá, o mamão e a melancia.
Os ramos do lado direito representam as folhas de malva, os do lado esquerdo o capim.
Abaixo do Brasão, há uma faixa azul com a legenda em números que representam os anos importantes da história da criação do Município. O ano de 1999 faz referência ao plebiscito e a criação, e, 2009 é referente a homologação do plebiscito.

BANDEIRA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS

A BANDEIRA

O projeto de lei nº 008/2014, que pedia a instituição das cores da Bandeira do Município de Mojuí dos Campos, foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo, no dia 28 de maio de 2014. Após ser apreciado e aprovado pelos vereadores, o projeto seguiu para o Poder Executivo, sendo sancionado pelo prefeito que instituiu oficialmente as cores da Bandeira do Município de Mojuí dos Campos através da lei municipal nº 042, de 23 de junho de 2014.
As cores oficiais são: Verde, Branco e Azul.
O significado das cores tem uma ligação com a produção e a história de criação do Município.
Cor Verde - representa a agricultura;
Cor Branca - referente a paz e a concórdia;
Cor Azul - esta cor representa a grandeza do céu, dos rios e dos igarapés.



NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Hoje

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 16 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 16 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 16 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 19 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 22 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 22 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito