09-JUL-2023

Em edição histórica, 11ª Festa da Integração Nordestina reúne cerca de 80 mil pessoas em Mojuí dos Campos

A festa foi realizada nos dias 06, 07 e 08 de julho. A programação contou com shows, apresentação de danças, venda de comidas típicas, concurso de rainhas, entre outras atividades.

#FestaDaIntegraçãoNordestina POR ADONIAS 09 DE JULHO DE 2023

O cantor Léo Magalhães, o prefeito Marco Antônio e a primeira dama Adrielly Lima durante show nacional na 11ª Festa da Integração Nordestina de Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

O município que nasceu a partir da ocupação dos nordestinos voltou a promover este ano o seu maior evento cultural, um dos maiores do Pará. A 11ª edição da Festa da Integração Nordestina de Mojuí dos Campos, promovida e organizada pela Prefeitura, foi realizada nos dias 06, 07 e 08 de julho, no Campo Nogueirão, com um público de cerca de 80 mil pessoas nas três noites, de acordo com a organização. Essa já é considerada a maior da história do evento, com mais atrações na programação, além de novos espaços para visitação do público e inovações na estrutura, segurança e, pela primeira vez, com transmissão ao vivo pela TV Catraia através das plataformas de vídeo.

Com o tema "Encontro de gerações, valorizando a identidade e a cultura do povo nordestino", a proposta foi homenagear as famílias nordestinas e promover a união entre diferentes gerações que atualmente ocupam o município, além de fazer um resgate da história dos primeiros nordestinos que povoaram a cidade. Além disso, foi uma oportunidade para os mais jovens aprenderem com os mais velhos, absorvendo a sabedoria acumulada ao longo dos anos e compreendendo a importância de preservar e valorizar a cultura nordestina, tão rica, forte e presente no oeste paraense.

A solenidade de abertura foi na noite de sexta-feira (6), com o pronunciamento das autoridades - prefeito, vice, secretários de governo, deputados estaduais, deputados federais - coreografia com as bandeiras dos estados nordestinos, apresentação do hino nacional, hino do município, pot-pourri de músicas nordestinas, apresentação de danças folclóricas das escolas, teatro, atração musical com Kerlynha Show e Tamara Carvalho, além de Trio JBR e banda Forró Du Rei. Na primeira noite, houve ainda a entrega de cartões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para agricultores.

Na sexta-feira (7), segunda noite, a programação contou com pronunciamento de autoridades, apresentação cultural do projeto Olhando para o Futuro, da Semtras, dança dos idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), além da apresentação de quadrilhas convidadas. No palco principal, show com Ratinho e Banda, show de humor com Maricota, DJ Ronald Vinicius, banda Forró Turbinado e banda Fruto Sensual. O público também aproveitou para visitar os estandes das comunidades rurais, o restaurante nordestino, o Museu Nordestino, a Casa da Farinha e a Budega da Maria Bonita.

No sábado (8), terceira e última noite da festa, a atração principal foi o show nacional do cantor Léo Magalhães, ícone do sertanejo, que reuniu uma multidão no Campo Nogueirão. Mais cedo, houve o pronunciamento das autoridades, apresentação de danças folclóricas, desfile de rainhas e a premiação. Após o show nacional, a banda Forró Di Luxo comandou o agito até das 04h. Segundo a organização, não foram registradas ocorrências durante as três noites. O público e as autoridades avaliaram a 11ª Festa da Integração Nordestina como "tranquila, segura e sem ocorrências".

Quem aproveitou o evento foi a dona de casa Marlete Santana, moradora do bairro da Betânia, na zona sul de Manaus. Ela decidiu retornar a terra natal depois de 40 anos, para prestigiar pela primeira vez a Festa de Integração Nordestina. Segundo Marlete, é um momento especial e cheio de lembranças. "Eu estou achando muito interessante, eu nunca tinha visto isso na minha infância. Os meus pais trabalhavam com juta, agora vi casa de farinha e achei muito interessante, é uma verdadeira viagem ao tempo. A Prefeitura está de parabéns por essa festa bonita", afirmou.

O prefeito Marco Antônio demonstrou muita animação e falou do comprometimento em poder fazer acontecer em sua gestão esse momento histórico e tão aguardado após quatro anos sem a realização da festa. "É uma festa muito importante para Mojuí dos Campos. Quando a gente assumiu o governo veio a pandemia, então nós não poderíamos estar fazendo essa festa, mas a população vinha pedindo a realização, e hoje a gente conseguiu fazer a festa. É o resgate da cultura nordestina e foi preparada com muito carinho e amor para a nossa população", disse.

O secretário regional de governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, participou da abertura do evento e destacou a importância da festa. "Eu conheço a história desde quando começou a festa da integração nordestina, ainda sob a jurisdição de Santarém. Ficamos quatro anos sem esta festa dada a pandemia, e agora retorna, quero aqui agradecer o convite do prefeito Marco Antônio. É muito gratificante ver Mojuí do Campos crescendo e se desenvolvendo, e mais feliz ainda é ver as festas tradicionais serem retomadas. Uma festa muito bonita", enfatizou.

A festa contou com envolvimento de todas as secretarias de governo: Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (SEMGA), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT), Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Depoimentos: Elivaldo Silva