A vacinação vai até o dia 15 de dezembro, em todas as unidades de saúde. A estimativa é que 5 mil pessoas sejam imunizadas, segundo a Secretaria de Saúde.
Gestante é vacinada contra a gripe na Unidade Básica de Saúde do bairro Alto Alegre. (Foto: Semsa/PMMC)
A vacinação contra a influenza (gripe), em Mojuí dos Campos, começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 15 de dezembro. Na região Norte, a campanha foi antecipada para atender particularidades climáticas da região, que inicia agora o "inverno amazônico" -- período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que 5 mil pessoas sejam imunizadas.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. No município, o imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, tanto da zona urbana, quanto na zona rural, incluindo a região ribeirinha, sempre no horário das 08h às 16h. O Dia D de mobilização para a vacina está previsto para 25 de novembro.
Planejamento - A Prefeitura de Mojuí dos Campos, via Semsa, elaborou um planejamento para intensificar a vacinação no município. O objetivo é fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, direcionando esforços para o alcance da cobertura vacinal. Entre as estratégias estão a realização do Dia D de Vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas ribeirinhas, entre outros.
Grupos prioritários - Nesta primeira fase, a campanha contra a gripe é direcionada aos grupos prioritários. Basta procurar uma unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação, documentos pessoais e de comprovação do grupo prioritário (atestado, contracheque, declaração, etc). Veja abaixo que pode se vacinar:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos
- Trabalhadores da Saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
O Ministério da Saúde orienta que, crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Pessoas que tomaram a dose da vacina este ano, devem tomar novamente, conforme orientação do Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas em uma unidade de saúde.
Texto: Adonias Silva
Foto: Semsa
Assessoria de Comunicação - ASCOM