26-DEZ-2023

Prefeitura de Mojuí dos Campos inaugura Ponto de Apoio para Atendimento em Saúde na comunidade Igarapé da Lama

A inauguração foi realizada na manhã de sábado (23), com uma ação de cidadania e saúde. O Ponto de Apoio visa melhorar o acesso dos moradores aos serviços básicos de saúde.

#Saúde POR ADONIAS 26 DE DEZEMBRO DE 2023

Ato de inauguração do Ponto de Apoio para Atendimento em Saúde na comunidade Igarapé da Lama. (Foto: Ascom/PMMC)

Para melhorar o acesso aos serviços de saúde e proporcionar atendimento mais próximo à população, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou, na manhã de sábado (23), o Ponto de Apoio para Atendimento em Saúde, João Barbosa dos Santos, na comunidade Igarapé da Lama, zona rural do município. Além disso, os moradores também foram beneficiados com os serviços de cidadania e saúde do projeto "Prefeitura em Ação".

O Ponto de Apoio está vinculado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Alta I e II, e irá beneficiar 147 famílias da localidade. A instalação faz parte do plano estratégico da administração municipal voltado para melhorar o acesso das famílias aos serviços de saúde. Mensalmente, serão ofertados consulta médica, consulta de enfermagem, vacinação, grupão da hiperdia, entre outros cuidados. A estrutura é composta por dois consultórios, dois banheiros, um lavatório e uma área coberta.

Para Veridiano Sales, representante da comunidade Igarapé da Lama, a instalação do Ponto de Apoio representa um marco significativo. "Hoje é um dia muito importante, de gratidão, de conquista. Finalmente, estamos com o nosso ponto de apoio pronto e entregue. Vamos contar com serviços de saúde mais próximos de casa. A presença desse ponto fortalece nosso sentimento de comunidade e nos faz sentir que somos valorizados e que as nossas necessidades foram ouvidas e atendidas", afirmou.

Para o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, a iniciativa está alinhada com políticas públicas de saúde, cujo objetivo é garantir atendimento a todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica. "O ponto não é apenas um local para atendimento, mas também um símbolo de cuidado e prevenção. Com isso, vamos ampliar a cobertura de atendimento, reduzir as disparidades regionais, e proporcionar cuidados preventivos à população da comunidade, desta região", disse.

"Hoje celebramos a instalação do Ponto de Apoio para Atendimento em Saúde na comunidade Igarapé da Lama, demonstrando o nosso compromisso contínuo em garantir cuidados de saúde acessíveis a todos os cidadãos, independentemente de sua localização. Continuaremos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população de Mojuí dos Campos. Quero parabenizar a comunidade por essa conquista histórica", destacou o prefeito Marco Antônio.

Ação da Prefeitura - Ao longo da manhã e início da tarde, foram ofertados diversos serviços de cidade e saúde aos moradores da comunidade, como a emissão de 1ª e 2ª via da identidade (RG), consulta médica, consulta de enfermagem, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atendimento odontológico.

Participação - A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, da primeira-dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, dos secretários municipais, Glayton Rodrigues, da saúde, Wallace Pessoa, da infraestrutura, Regis Rabelo, de meio ambiente, da coordenadora da Atenção Básica de Saúde da Semsa, Elidiane Moreira, dos vereadores Vanderlei Baú, Francisco Pantoja e Núbia Angelino, e lideranças da comunidade.

Fotos: Jonas Meneses a Adonias Silva