NOTÍCIAS

29-MAI-2024

Mojuí dos Campos é destaque entre os municípios do Pará no desempenho da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola

O reconhecimento é do 9° Centro Regional de Saúde, da Sespa. Segundo a Sespa, a conquista é atribuída ao "compromisso e dedicação na gestão da vacinação" no município.

#Saúde POR ADONIAS 29 DE MAIO DE 2024

Da direita para a esquerda: a coordenadora de imunização da Semsa, Bruna Lima, o prefeito Marco Antônio Lima e o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues. (Foto: Davi Leal)

Mojuí dos Campos, situado na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará, foi recentemente reconhecido pelo 9° Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), pelo seu excelente desempenho na vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola em 2023. Esse reconhecimento veio através da Vigilância em Saúde - Coordenação Regional de Imunizações, e destaca o município como um dos líderes no estado do Pará nesse quesito.

Segundo a Sespa, a conquista é atribuída ao "compromisso e dedicação tanto da gestão municipal quanto dos profissionais de saúde que atuam no município".

"Estamos imensamente orgulhosos e honrados pelo reconhecimento recebido do 9° Centro Regional de Saúde da Sespa. Este reconhecimento é um testemunho do trabalho árduo e dedicação de nossa equipe de saúde e do compromisso de nossa administração com o bem-estar da população. Continuaremos trabalhando com a mesma determinação para garantir a saúde e segurança de todos os nossos cidadãos", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.

"Este reconhecimento é resultado de um esforço coletivo. Nossa equipe de saúde tem se dedicado incessantemente para alcançar e superar as metas de vacinação, e é gratificante ver esse esforço ser reconhecido. O nosso compromisso é com a proteção da população contra doenças preveníveis por vacina, e esse certificado reforça que estamos no caminho certo. Agradecemos ao 9° Centro Regional de Saúde e à Sespa por este reconhecimento", disse o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues

"Receber este reconhecimento é uma grande honra para toda a equipe de imunização de Mojuí dos Campos, da Secretaria de Saúde. Não é apenas um reconhecimento do que já alcançamos, mas também um incentivo para continuarmos trabalhando com ainda mais determinação e paixão. Temos feito um esforço contínuo para garantir que nossas crianças e adultos estejam protegidos contra o sarampo, caxumba e rubéola", afirmou a coordenadora de imunização da Semsa, Bruna Lima.

Proteção - O sarampo, a caxumba e a rubéola são três doenças infecciosas que podem ser prevenidas por meio da vacinação. Essas doenças são causadas por vírus altamente contagiosos e podem levar a complicações sérias, especialmente em crianças, adultos mais velhos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

O sarampo, por exemplo, causa febre alta, erupção cutânea e pode resultar em complicações como pneumonia e encefalite. A caxumba pode levar à inflamação dos testículos, ovários, pâncreas e meninges, enquanto a rubéola é particularmente perigosa para mulheres grávidas, podendo causar defeitos congênitos graves no feto.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é altamente eficaz e segura. É administrada em duas doses, geralmente durante a infância. A vacinação não apenas protege o indivíduo vacinado, mas também ajuda a prevenir a propagação dessas doenças na comunidade, contribuindo para a imunidade coletiva.

Em Mojuí dos Campos, a vacina tríplice viral está disponível nos postos de saúde e são recomendadas para crianças, adolescentes e adultos que não tenham sido vacinados ou que não tenham comprovação de vacinação.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Davi Leal
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 3 dia(s)

6ª Festa Junina das Escolas de Mojuí dos Campos encanta o público com danças, comidas típicas e muita diversão

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na noite de sexta-feira (7). Danças e shows no palco atraíram um grande público.

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Semma faz distribuição de mudas frutíferas para a população de Mojuí dos Campos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A ação foi realizada na manhã de quinta-feira (6), na Praça da Matriz. O Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado pela ONU em 1972.

#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

Festa Junina da Melhor Idade anima o Centro de Convivência do Idoso em Mojuí dos Campos

A programação organizada pela Semtras foi realizada na tarde de quarta-feira (5), no CCI. O evento contou com atividades como dança, música, além de comidas típicas.

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza a 6ª Festa Junina das Escolas na sexta-feira, dia 7 de junho; veja programação

A festa começa a partir das 18h, no Campo Nogueirão. Haverá apresentações de danças, venda de iguarias, desfile de casais caipiras, sorteio de prênios e shows musicais.

#Saúde Há 9 dia(s)

Prefeito Marco Antônio entrega três novos veículos para reforçar serviços da atenção básica de saúde em Mojuí dos Campos

A entrega foi realizada na tarde desta terça-feira (4), na Praça do Nogueirão. São três picapes 0 km que darão apoio para as equipes em atendimentos nos bairros e comunidades.

#Educação Há 13 dia(s)

Semed lança programa de formação 'Leitura e Escrita na Educação Infantil' para fortalecer o ensino em Mojuí dos Campos

O objetivo é qualificar o trabalho dos professores, beneficiando educadores e estudantes. O lançamento foi realizado durante um encontro com profissionais da educação.  

#Cultura Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza sessão pública sobre o Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc

A sessão ocorreu na manhã de terça-feira (27), na escola Júlio Walfredo da Ponte. A Lei Aldir Blanc prevê a destinação de R$ 178 mil para apoiar o setor cultural.

#AssistênciaSocial Há 16 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos beneficia famílias com doação de frutas e verduras do Programa de Aquisição de Alimentos

O PAA é uma iniciativa desenvolvida através da parceria entre Prefeitura e Governo Federal. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito