Prefeitura de Mojuí dos Campos inicia nesta sexta-feira a programação que acontecerá até o dia 22/05.
Prefeitura de Mojuí dos Campos inicia nesta sexta-feira a programação alusiva ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que acontecerá até o dia 22/05.
A Prefeitura de Mojuí dos Campos por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdca), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e a Polícia Comunitária Escolar realiza uma programação para chamar a atenção para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
De acordo com a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Adrielly Lima o objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes do município.
"Temos o dia D', 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para chamar atenção ao combate, mas temos que trabalhar com frequência essa campanha. É muito importante que todos possamos divulgar e ajudar a denunciar casos, e protegermos nossas crianças e adolescentes" Destacou Adrielly.
Confira a programação:
Dia 14/05 - ás 9h - a equipe do CRAS estará entregando atividades lúdicas para as crianças e adolescentes acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro.
Dia 15/05 - ás 9h - a coordenadora do CREAS Ana Lívia estará participando na Rádio Comunitária de Mojuí dos Campos no espaço Sintonizando com Deus com informações sobre a Campanha Maio Laranja com destaque sobre os casos de violação de direitos (abuso e exploração sexual) dentro município, e a importância da rede de proteção.
Nessa data será divulgado pelas redes sociais um vídeo produzido pela equipe do CRAS alusivo a campanha.
Dia 18/05 - ás 9h - haverá uma blitz educativa na praça da Matriz com a participação dos integrantes da rede de proteção CRAS; CREAS; COMDCA, Conselho Tutelar, Policiamento Comunitário Escolar, Polícia Militar, SEMED, SMMT. Serão distribuídos panfletos com orientações sobre a forma de sensibilizar a sociedade para o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Fixação das margaridas na grama da praça simbolizando cada caso desse tipo de violência registrado no município.
Dia 19/05 - ás 9h - haverá roda de conversa com o tema: Tecendo a rede de proteção, com os professores da Escola Prof° Maria do Carmo.
Dia 22/05 - ás 16h - haverá a participação CREAS na rádio comunitária TRIO DWM destacando o tema e o contexto na pandemia, como identificar quais os sinais, como identificar, onde e como denunciar os casos de abuso e exploração sexual.
Sobre a data:
O dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
A data faz menção a um crime ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), que chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Araceli foi uma criança de 8 anos de idade que teve todos os direitos humanos violados. A vítima foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da cidade. Apesar da natureza hedionda, o crime até hoje está impune.
Este ano a campanha completa 21 anos de mobilização à causa. Sua principal proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.
Por: Geisa de Oliveira - Assessoria de Comunicação