NOTÍCIAS

16-NOV-2023

Caravana da Agricultura Familiar reúne produtores rurais e instituições ligadas ao setor produtivo em Mojuí dos Campos

O evento foi realizado nesta quinta-feira (16), no STTR. A iniciativa visa apresentar políticas públicas, normas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

#Agricultura POR ADONIAS 16 DE NOVEMBRO DE 2023

Abertura da programação da "Caravana da Agricultura Familiar" em Mojuí dos Campos. (Foto: Adonias Silva/Ascom/PMMC)

Mojuí dos Campos recebeu a Caravana da Agricultura Familiar, na manhã desta quinta-feira (16), no STTR, uma ação itinerante que visa apresentar políticas públicas, normas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios do oeste do Pará. A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Prefeitura de Mojuí dos Campos.

Outro objetivo da Caravana é apresentar os meios de acesso a essas políticas aos gestores municipais (prefeitos e secretários), às lideranças comunitárias, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), colônias de pescadores, associações e federações de trabalhadores rurais e agricultores familiares do município. Com esse conhecimento, todos poderão se unir para promover o desenvolvimento da produção das famílias contempladas.

A Caravana da Agricultura Familiar em Mojuí dos Campos buscou ainda a valorização da cidadania, por meio de esclarecimentos sobre os direitos dos beneficiários em relação às políticas públicas, discutindo temas como regularização fundiária, regularização ambiental, assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito rural. "É uma rica oportunidade para nós agricultores, receber esses benefícios, esses esclarecimentos, ajuda muito", afirmou a agricultora Raimunda dos Santos.

O coordenador da Emater em Mojuí dos Campos, Dalvair Fima, falou da importância da Caravana da Agricultura Familiar. "A caravana aproxima os agricultores com as instituições, com o governo, e isso é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. É nossa missão identificar os entraves e apresentar soluções para que os agricultores familiares possam acessar essas políticas públicas, visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida", enfatizou.

"Hoje estamos oferendo oportunidades aos pequenos agricultores familiares através de uma ação de cidadania. Mojuí dos Campos é um município que respira agricultura, possui uma produção elevada de alimentos oriundos da agricultura, e precisamos valorizar esses agricultores. Em termos de políticas públicas, temos muito a comemorar. Temos a feira do produtor em construção, estamos executando o PAA, Programa de Alimentação Escolar, além de assistência técnica aos produtores. Estamos com o nosso núcleo de regularização fundiária também. Já avançamos muito e vamos continuar avançando", destacou o prefeito Marco Antônio.

Políticas Públicas - No evento, foram apresentadas as Políticas Públicas voltadas à Agricultura Familiar, entre quais, o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROATER), visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

Participação - Além do prefeito Marco Antônio, a programação da Caravana da Agricultura Familiar contou com a presença da vice-prefeita, Suely Araújo, do superintendente do Banco da Amazônia no Oeste do Pará, Francimar Rodrigues Maciel, do representante da Superintendência Regional do Incra no oeste do Pará (SR-30), Bruno de Sousa, do representante do supervisor regional da Emater em Santarém, Edson Rider de Souza, do representante do coordenador regional da Semas, Cristiano Rocha, do secretário municipal de agricultura de Mojuí dos Campos, Jailson Mesquita, da presidente do STTR de Mojuí dos Campos, Sileuza Nascimento e do coordenador da Emater em Mojuí dos Campos, Dalvair José Fima.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório e Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 3 dia(s)

6ª Festa Junina das Escolas de Mojuí dos Campos encanta o público com danças, comidas típicas e muita diversão

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na noite de sexta-feira (7). Danças e shows no palco atraíram um grande público.

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Semma faz distribuição de mudas frutíferas para a população de Mojuí dos Campos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A ação foi realizada na manhã de quinta-feira (6), na Praça da Matriz. O Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado pela ONU em 1972.

#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

Festa Junina da Melhor Idade anima o Centro de Convivência do Idoso em Mojuí dos Campos

A programação organizada pela Semtras foi realizada na tarde de quarta-feira (5), no CCI. O evento contou com atividades como dança, música, além de comidas típicas.

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza a 6ª Festa Junina das Escolas na sexta-feira, dia 7 de junho; veja programação

A festa começa a partir das 18h, no Campo Nogueirão. Haverá apresentações de danças, venda de iguarias, desfile de casais caipiras, sorteio de prênios e shows musicais.

#Saúde Há 9 dia(s)

Prefeito Marco Antônio entrega três novos veículos para reforçar serviços da atenção básica de saúde em Mojuí dos Campos

A entrega foi realizada na tarde desta terça-feira (4), na Praça do Nogueirão. São três picapes 0 km que darão apoio para as equipes em atendimentos nos bairros e comunidades.

#Educação Há 13 dia(s)

Semed lança programa de formação 'Leitura e Escrita na Educação Infantil' para fortalecer o ensino em Mojuí dos Campos

O objetivo é qualificar o trabalho dos professores, beneficiando educadores e estudantes. O lançamento foi realizado durante um encontro com profissionais da educação.  

#Saúde Há 15 dia(s)

Mojuí dos Campos é destaque entre os municípios do Pará no desempenho da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola

O reconhecimento é do 9° Centro Regional de Saúde, da Sespa. Segundo a Sespa, a conquista é atribuída ao "compromisso e dedicação na gestão da vacinação" no município.

#Cultura Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza sessão pública sobre o Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc

A sessão ocorreu na manhã de terça-feira (27), na escola Júlio Walfredo da Ponte. A Lei Aldir Blanc prevê a destinação de R$ 178 mil para apoiar o setor cultural.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito